1Justificativa

A constatação das necessidades da formação de gerentes para um conjunto de instituições de saúde fez-se criar um curso que mostrasse o desenvolvimento de estratégias para dar conta desse desafio, que é fazer as campanhas e atendimentos, referentes ao processo de auditoria em saúde, apresentem resultados satisfatórios.
Com as regulamentações governamentais, com as responsabilidades fiscais que envolvem o Sistema Único de Saúde – SUS, assim como as cooperativas médicas, toda a gestão necessita auditar constantemente seus processos. Para tal, é necessário um profissional que não só dá conta dessas novas exigências, como também busca através de intervenções, mostrar novas possibilidades de gerenciamento de recursos e de pessoal.
Uma outra questão envolve toda a logística de medicamentos, suprimentos, materiais e estrutura que cada sistema está composto. Nesse caso, o auditor tem papel fundamental em garantir a sobrevivência e a destreza desse sistema operacional.
O auditor em saúde será capaz de administrar, prever e intervir em momentos importantes de tomada de decisões em qualquer instituição, seja em um hospital, em uma clínica ou em um sistema complexo como o SUS.

2Objetivos

O curso tem como objetivo formar profissionais para atuação específica na área de auditoria em saúde. Com metodologia avançada e diferenciada procura-se atender a demanda de profissionais dessa área que não tinham formação específica para tal tipo de atuação, mas com esta qualificação passam a fazer parte de um seleto grupo de profissionais que possuem formação técnica e científica para atuarem em seus municípios como formadores de opinião e lideranças em políticas de saúde.
Criar um conjunto de conhecimentos que possam capacitar o profissional de saúde a gerenciar suas instituições em seus municípios; capacitar profissionais para auditorias em saúde; controlar, avaliar e fiscalizar os serviços de saúde; aprimorar conhecimentos através das vivências com auditores.

3Regulamentação

Este curso de Pós – Graduação “Latu Sensu” é regulamentado pela resolução 01/2007 do CNE/CNE.

4Certificação

A certificação será formalizada através de Certificado de Especialização “Lato Sensu” em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família. Instituição Certificadora:
Faculdades Integradas Espírita.

5Público Alvo

O público alvo são os profissionais que estão atuando como líderes ou gestores na área de saúde. Para isto, conta-se com a participação de médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas, farmacêuticos, químicos, físicos e demais profissionais ligados aos serviços de saúde.
Também é público-alvo deste projeto professores das áreas acadêmicas dos cursos da área de saúde.
Profissionais como: geógrafos, sociólogos, pedagogos, historiadores e demais também poderão aprimorar e ampliar suas competências participando de uma formação que torna ainda mais específica e pertinente sua atuação profissional.

6Corpo Docente

Professores: Doutores, Mestres e Especialistas.

7Disciplinas

  1. Parâmetros e Fundamentos da Auditoria;
  2. Legislação e Auditoria;
  3. Estatística e Cálculo Aplicados à Saúde;
  4. Políticas Públicas da Saúde;
  5. Ética e Profissionalização do Auditor;
  6. Gestão de Conflitos Humanos na Saúde;
  7. Auditoria e Qualidade de Serviços Hospitalares;
  8. Projetos de Logística e Suprimentos para a Auditoria;
  9. Controladoria Financeira e Contábil da Saúde;
  10. SUS – Controle de Recursos e Legislação;
  11. Controle e Auditoria de Prestação de Serviços;
  12. Controle de Suprimentos, Medicamentos, Equipamentos e Outros Materiais da Saúde;
  13. Metodologia de Pesquisa Científica.

8Observações: Para se inscrever no Curso nos mande um e-mail para: contato@atualizeposgraduacao.com.br ou Matricule-se Clicando AQUI

9Curtir isso:

10Relacionado