1Justificativa

A justificativa do projeto está consubstanciada na LDB – Lei nº 9.394/96, no que se refere à formação de docentes para atuar no nível da Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio), a qual inclui o Ensino Profissional de Nível Médio.

Assim, o Artigo 65, da referida Lei, expõe que a prática de ensino “far-se-á em nível superior, em cursos de licenciatura plena”. Além disso, em 05 de abril de 2006, o Conselho Nacional de Educação aprovou o Parecer CNE/CP nº 5/2006, que contempla no anexo Projeto de Resolução, em seu artigo 9º, o seguinte:

Art. 9º – A formação de docentes no nível superior para docência nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Educação Profissional de nível médio, destinada a portadores de diploma de Educação Superior, far-se-á numa das seguintes formas: “(…) Programas Especiais de Formação Pedagógica de Docentes.”

Consoante essas orientações, pensamos que os Programas Especiais podem proporcionar a requerida experiência profissional e desenvolvimento para o magistério. Assim o presente projeto elege alguns objetivos na proposta de um curso de Especialização, com ênfase na formação pedagógica, para a formação de docentes em educação profissional.

2Objetivos

Formar docentes em educação profissional de nível técnico em saúde/enfermagem comprometidos com as necessidades sociais em geral e com a saúde particular.

a) Desenvolver uma formação teórico – prática, com bases filosóficas, técnicas, políticas e científicas para atuação em prática docente, crítica e significativa;
b) Capacitar os graduados em Enfermagem pedagogicamente, com competências nas dimensões técnicas e ético – política para o exercício da docência nos cursos de educação em enfermagem.

3Regulamentação

O curso de Docência em Enfermagem é regulamentado pela Resolução n°01 /2007 do CNE/CES, que fixa normas para a validade dos certificados dos cursos de Pós Graduação.

4Certificação

A certificação será formalizada através de certificado de Especialização “Lato Sensu” em Docência em Enfermagem.
Instituição Certificadora: Faculdades Integradas Espírita.

5Público Alvo

Professores: Doutores, Mestres e Especialistas

6Corpo Docente

Professores: Doutores, Mestres e Especialistas.

7Disciplinas

  1. Didática Geral;
  2. Teorias da Educação;
  3. Metodologias de Ensino de Enfermagem;
  4. A História das Lutas Sociais por Saúde no Brasil;
  5. A Educação Profissional na Área da Saúde;
  6. Introdução à Administração Aplicada à Enfermagem;
  7. Epistemologia;
  8. Ética;
  9. O Processo Histórico da Educação e Enfermagem;
  10. Psicologia da Educação;
  11. Metodologia da Pesquisa (com monografia);
  12. Introdução à Informática Aplicada á Saúde;
  13. Teoria e Prática de Avaliação;
  14. Estrutura e Funcionamento da Educação Profissional;
  15. Prática de Ensino em Estágio Supervisionado.

8Observações: Para se inscrever no Curso nos mande um e-mail para: contato@atualizeposgraduacao.com.br ou Matricule-se Clicando AQUI

9Curtir isso:

10Relacionado