1Justificativa

O curso pretende oferecer aos alunos uma oportunidade de conhecerem, compararem e refletirem sobre a Educação Especial historicamente constituída e dentro do modelo educacional inclusivo em seus vários aspectos, tratando, principalmente, a política que fundamenta a Educação Especial. A partir da compreensão dos fundamentos da normalização e integração que regem a construção da educação inclusiva, serão abordados assuntos referentes à organização e funcionamento da escola como modificações do espaço físico, adaptações de recursos e materiais pedagógicos, definição de novas metodologias de ensino e de aprendizagem, alterações curriculares e outros quesitos e serviços de apoio adequados à educação especial.

2Objetivos

Formar professores, em nível de especialização, para o trabalho com pessoas com necessidades especiais, no sistema de Ensino do Estado de São Paulo, de forma a compreender e promover um ensino de qualidade para todos, com vistas a uma educação inclusiva.
O curso é destinado a professores da educação infantil e para as séries iniciais do ensino fundamental; para as séries finais do ensino fundamental e do ensino médio das redes estadual, municipal e particular. Pode ser também de interesse de pais de alunos com necessidades educacionais especiais ou professores e entidades que trabalham com alunos com necessidades especiais, como Conselho Tutelar, Associações de Pais, Associações de atendimento a pessoas com deficiências, escolas especiais, entre outros.

3Regulamentação

O Curso de Especialização para Formação de professores de educação especial na perspectiva inclusiva com enfoque da deficiência intelectual que fixa normas para a validade dos certificados dos cursos de Pós – Graduação. O curso atende a Resolução do MEC nº01/2007.

4Certificação

A certificação será formalizada através de Certificado de Especialização “Lato Sensu” em Especialização para formação de educação especial.
Instituição Certificadora: Faculdades Integradas Espírita.

5Corpo Docente

Professores: Doutores, Mestres e Especialistas.

6Disciplinas

I – TRONCO COMUM DE FORMAÇÃO BÁSICA
  1. O sujeito com necessidades especiais na sociedade: aspectos históricos;
  2. Aspectos Históricos e Filosóficos da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva;
  3. Aspectos legais da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva;
  4. Políticas governamentais e não governamentais em atendimento educacional especializado;
  5. Fundamentos Científicos e pedagógicos da Educação na perspectiva da educação inclusiva.
II – PARTE DIVERSIFICADA

Trata dos conhecimentos e prática dos processos técnicos e metodológicos relacionados à educação de crianças e jovens com necessidades especiais, com enfoque na deficiência intelectual. Inclui as seguintes disciplinas, relacionadas à deficiência Intelectual:
Conceituação diferencial de deficiências, doenças transtornos e síndromes.

III – ESTÁGIO SUPERVISIONADO
  1. Aspectos Físicos e Biológicos da Deficiência Intelectual;
  2. Psicologia do desenvolvimento humano e aprendizagem;
  3. Introdução a didática e metodologia de ensino da Educação Especial na perspectiva da educação Inclusiva, aplicada a alunos com deficiência intelectual;
  4. Projeto pedagógico: no ensino infantil, no ensino fundamental e no ensino médio;
  5. Relações entre o aluno, a família e a comunidade escolar;
  6. Planejamento e avaliação educacional na Educação Especial;
  7. Tecnologia Assistiva;
  8. Metodologia, orientação de pesquisa e trabalho de conclusão de curso.

7Observações: Para se inscrever no Curso nos mande um e-mail para: contato@atualizeposgraduacao.com.br ou Matricule-se Clicando AQUI

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