1Justificativa

A terapia nutricional compreende a nutrição enteral, a parenteral e a mista, quando o emprego dessas é simultâneo. Está indicada a pacientes desnutridos ou em risco nutricional e deve ser considerada como importante elemento para aperfeiçoar o cuidado levando em conta a redução de complicações infecciosas e das taxas de morbidade e mortalidade, a melhor cicatrização tecidual, além da menor permanência hospitalar e custos financeiros.
O suporte nutricional em pacientes hospitalizados ganhou enorme importância nos últimos 20 anos, já que o avanço dos conhecimentos fisiopatológicos propiciou inclusive aportes individualizados, e ao mesmo tempo menores complicações, menor mortalidade e menor tempo de hospitalização, e como conseqüência, menores custos.

A Nutrição Enteral (NE) é a ingestão controlada de nutrientes, na forma isolada ou combinada, de composição definida ou estimada, especialmente formulada e elaborada complementa a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais, em regime hospitalar, ambulatorial ou domiciliar, visando à síntese ou manutenção dos tecidos, órgãos ou sistemas (RCD nº 63, 2000).

Simplificando a Nutrição parenteral (NP) é a alimentação dada através de uma veia. A nutrição parenteral serve para complementar ou substituir completamente a alimentação oral (dada pela boca) ou enteral.

Observando a falta de profissionais na área e a necessidade do mercado de trabalho na área de terapia nutricional, estamos ofertando este curso, para qualificar os profissionais da área da saúde.

2Objetivos

  1. Qualificar Profissionais na área de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral. Através exercícios teóricos e práticos. Aplicação profunda nos estudos de casos e debates nos conteúdos, bem como avaliações, pesquisas e trabalhos;
  2. Com objetivo final, qualificar médicos, enfermeiros, nutricionistas, entre outros profissionais relacionados a área da saúde a trabalharem em terapia nutricional enteral e parenteral na assistência hospitalar, ambulatorial e domiciliar a gestantes, pacientes pediátricos, adultos e idosos em condições especiais de risco nutricional.

3Regulamentação

Este curso de Pós Graduação em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral para Profissionais da Área da Saúde “Latu Sensu” é regulamentado pela resolução 01/2007 do CNE/CNE

4Certificação

A certificação será formalizada através de Certificado de Especialização “Lato Sensu” Terapia Nutricional Enteral e Parenteral para Profissionais da Área da Saúde:
Instituição Certificadora: Faculdades Integradas Espírita.

5Público Alvo

Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas e profissionais da área da saúde e de diversas áreas do conhecimento, que procuram atualização no assunto, e que estão em busca de novos desafios e querem obter maior aprendizado sobre Nutrição Enteral e Parenteral.

6Coordenadora

Msd. Carmem Lucia Andreata.

7Corpo Docente

Professores: Doutores, Mestres e Especialistas.

8Disciplinas

  1. Fundamentos da Nutrição Humana;
  2. Avaliação Nutricional e Metabólica – Prescrição;
  3. Componentes da Nutrição Enteral e Parenteral;
  4. Macronutrientes e Micronutrientes;
  5. Terapia Nutricional na Doença Cardiovascular e Diabetes-Hipertensão;
  6. Terapia Nutricional da Obesidade, Cirurgia Bariátrica e Síndrome Metabólica;
  7. Terapia Nutricional nas Doenças do Sistema Gastrintestinais;
  8. Terapia Nutricional na Doença Renal e Hipertensos;
  9. Terapia Nutricional nos Distúrbios Neurológico;
  10. Terapia nutricional no Câncer e AIDS;
  11. Terapia Nutricional em Pediatria;
  12. Terapia Intensiva em Paciente Crítico;
  13. Metodologia da Pesquisa Científico;
  14. Estágio Supervisionado.

9Observações: Para se inscrever no Curso nos mande um e-mail para: contato@atualizeposgraduacao.com.br ou Matricule-se Clicando AQUI

10Curtir isso:

11Relacionado